segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Convite - Bodas de Diamante do Pe. Bruno

Celebração Eucarística e Confraternização
Auditório do Pró Menor Dom Bosco
08 de setembro de 2011, as 19h

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alunos salesianos em olimpíadas pelo Brasil

Nossos alunos estão se destacando nas Olimpíadas de Geografia e História.


O Centro Educacional Santa Teresinha está na 2ª fase com 10 alunos do 9º ano e 1º ano do ensino médio classificados para a fase regional da Olimpíada Brasileira de Geografia.


A nível nacional, temos também a presença salesiana com o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Manaus). Três equipes foram aprovadas para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Confiram no site da Olimpíada: http://olimpiada.museudeciencias.com.br


Parabéns às nossas escolas!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Meu S é de Sucesso

Alunos, educadores e ex-alunos salesianos que contribuem para uma sociedade mais rica em valores humanos e cristãos são os destaques da campanha “Meu S é de Sucesso”. É o espaço para conhecer quem pratica a Pedagogia Salesiana no esporte, nas artes, nas ciências, na política e em muitas outras. Para participar e conhecer salesianos de sucesso, basta acessarwww.sdesucesso.com.br.

Meu S é de Saudade


A campanha “Meu S é de Saudade” promete reunir os ex-alunos salesianos e promover momentos de emoção. Os que já passaram por uma escola salesiana sabem que a Pedagogia de Dom Bosco é para toda a vida. Por isso, a RSE vai abrir espaço para os ex-alunos dizerem como a educação salesiana ajudou na sua vida pessoal e profissional. Os depoimentos também devem ser em vídeos de duração máxima de um minuto e meio. O endereço para matar a saudade é www.meusedesaudade.com.br.

Meu S é de Saúde




Dom Bosco gostava de ver os jovens cheios de vida, esbanjando alegria. Por isso, cuidar da saúde é uma forma de aproveitar o que a Pedagogia Salesiana tem de melhor. A RSE criou um espaço para que os educadores, principalmente os de Educação Física e Biologia, partilhem dicas para uma vida saudável. Vale falar sobre alimentos, atividades físicas, descobertas, prevenção de doenças, higiene e muito mais. Ao produzir o vídeo, o educador deve se apresentar, dizendo o nome completo e a escola em que atua. O endereço para saber mais e conhecer as produções visuais é www.meusedesaude.com.br.

Meu S é de Sabedoria

Os educadores salesianos terão oportunidade de partilhar o que há de melhor na área em que atuam. É uma chance de derrubar mitos, fazer questionamentos, trocar informações e partilhar experiências didáticas bem-sucedidas. É importante também que o educador se apresente, dizendo o nome completo, a área de atuação e a escola em que trabalha. Essa é uma forma de valorizar o educador, mostrando a importância dele para a RSE. O endereço do Meu S é de Sabedoria é www.meusedesabedoria.com.br.

RSE lança novas campanhas. Veja como participar

No Dia do Estudante, 11 de agosto, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) lançou quatro campanhas que prometem agitar alunos, ex-alunos, educadores e famílias. Haverá oportunidade de trocar experiências, partilhar conhecimento, matar a saudade, mostrar o talento e de dizer como é a vida de quem passou e ainda estuda em uma das escolas da RSE. Em todas as campanhas, a participação é em forma de vídeo e vale usar até a câmera do celular. Conheça mais sobre cada uma e participe.

À ESPERA DO ANIVERSÁRIO DE DOM BOSCO


Dia 16 de agosto é o aniversário do nascimento de  Dom Bosco. Este ano o acontecimento  marcará a abertura da caminhada em preparação  da celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815 – 2015) proposto pelo Reitor Mor, Pe. Pascual Chávez, aos Salesianos, e não somente, na carta de 31 de janeiro passado. 
A abertura oficial será no Colle Don Bosco, localidade onde a aurora do dia 16 de agosto, no sítio Biglione, nasceu de Francisco Bosco e Margarida Occhiena o pequeno João Melquior
No dia 16 de manhã, por volta das 10,45 (GMT+2), o Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, presidirá à Eucaristia. A celebração iniciará com um momento de oração e reflexão junto à relíquia do santo, conservada atrás do altar mor, na cripta da basílica.Nesta área, sobreposta à planimetria, surgia o sítio Biglione onde Francisco Bosco e sua família se alojavam até a alguns meses depois da prematura morte do chefe da família, mudando-se depois para o sítio dos Becchi, que Dom Bosco reconhecia como “A minha casa”. Biglione foi demolida depois para dar lugar a uma construção do grande templo, hoje a basílica.
Da cripta sairá depois uma procissão até a parte superior da basílica, onde haverá a celebração eucarística presidida pelo IX sucessor de Dom Bosco. Depois da homilia, os pais do salesianos do Piemonte, membros da Associação Mamãe Margarida, farão a sua consagração a Maria Auxiliadora e no fim da celebração, os salesianos presente renovarão a própria profissão.
Às celebrações estarão presentes representações de vários grupos da Família Salesiana do norte da Itália, de modo particular os Inspetores do Piemonte e Vale d’Aosta, pe. Stefano Martoglio, da Itália Lombardo Emiliana, pe. Agostino Sosio, da Itália Nordeste, pe. Eugênio Riva , e da Circunscrição especial Itália Central, pe. Alberto Lorenzelli.

Fonte:INFOANS

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hoje é o Dia dos Estudantes!


“Prefiram o conhecimento, em lugar de ouro, porque a Sabedoria vale mais do que as pérolas, e nenhuma jóia se compara a ela” (Pr 8, 10-11).
  
Leia o Pai Nosso dos Estudantes,
Para nós eternos estudantes...
Hoje é nosso dia também.
 
Pai Nosso que estais nos Céus,
Pai Nosso, presente em nossa vida de estudantes
Pai Nosso, Mestre em sabedoria infinita
Pai Nosso, que iluminais nossos ideais de estudantes
Pai Nosso de todas as crianças, adolescentes e jovens

Santificado seja o Vosso Nome
Santificado seja o vosso nome no meu esforço de aprender
Santificado seja o vosso nome em tudo o que escrevo, penso e falo
Santificado seja o vosso nome na fé que vivo e professo
Santificado seja o vosso nome nos ensinamentos dos meus mestres
Venha a nós o vosso reino

Reino de inteligência e entendimento
Reino de justiça e oportunidade para todos
Reino de cultura e educação para o nosso país
Reino de fé, coragem e esperança para todos os estudantes

Seja feita a vossa vontade, Assim na terra como no céu
Seja feita a vossa vontade no cumprimento do meu dever escolar
Seja feita a vossa vontade na voz dos meus professores
Seja feita a vossa vontade nas provas, pesquisas e trabalhos que realizo
Seja feita a vossa vontade na minha expressão de gratidão

O Pão nosso de cada dia nos dai hoje
Daí-nos o pão do otimismo, da alegria e boa vontade
Daí-nos o pão da sabedoria e fraternidade
Daí-nos o pão e escola para todos os que não têm
Daí-nos o Pão da Eucaristia que é o vosso Amor

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
Perdoai nossas omissões e preguiças
Perdoai minha falta de atenção, responsabilidade e compromisso
Perdoai o meu pouco envolvimento com os que precisam de mim
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal
Livrai-nos do mal de não querermos aprender os verdadeiros valores
Livrai-nos do mal de não sermos agradecidos pelo que somos e temos
Amém!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Registro da Caminha em prol da vida no planeta

Linda a ação das escolas da RSE em Porto Velho. Um marketing positivo em todos os sentidos, tornando-se notícia para o bem e divulgando, ao mesmo tempo, a proposta das escolas.






terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um menino, um sonho, uma obra: o amor de Dom Bosco virou realidade!

Caminhada em prol da vida no planeta acontece neste sábado

Com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre o resgate da preservação da natureza, a Rede Salesiana de Escolas, em Porto Velho promove neste sábado, 6 de agosto, a partir das 16h30 no Espaço Alternativo, a “Caminhada em prol da vida no planeta”.

A ação visa destacar à população os problemas ambientais, que não dependem de uma simples solução técnica, mas pedem uma resposta ética, com uma mudança de paradigma na vida pessoal, na convivência social, na produção de bens de consumo e, principalmente, no relacionamento com a natureza.

Pensando nessa proposta, a comunidade educativa do Instituto Laura Vicuña, Instituto Maria Auxiliadora e Colégio Dom Bosco promove essa mobilização em defesa da vida no planeta. A caminhada será acompanhada por profissionais da área da Saúde e Educação Física.

Adquira o seu kit (camiseta + garrafinha), valor R$ 15,00, na Pastoral de cada escola. Mais informações pelos números (69) 3224-2404 / 3221- 4716 / 3026 – 4852.

INSTITUTO LAURA VICUÑA - http://www.lauravicunapvh.com.br/